segunda-feira, 22 de abril de 2013

Jesus Cristo, obstáculo ao diálogo religioso?




“É possível manter tudo o que a fé cristã confessa de Jesus Cristo sem incorrer em uma atitude de superioridade e tornar impossível o diálogo inter-religioso?”. Essa pergunta-chave a respeito do tema em epígrafe está no epicentro das controvérsias cristológicas da modernidade.

Duas principais correntes se destacam no debate teológico. A primeira procura “des-absolutizar a cristologia” apresentando Jesus apenas como uma “manifestação salvífica de Deus, mas não o realizador da mesma”. A segunda, diametralmente oposta, não apenas afirma que Jesus é a manifestação salvífica, mas o próprio realizador exclusivo, singular e definitivo da salvação. Esta última conforma-se à Escritura, à Tradição e às formulações da fé cristã, enquanto aquela encontra seus fundamentos no pluralismo e na ciência da religião.


A recepção e interpretação dos dados da revelação na experiência humana se constituem o leitmotiv da querela. Visto que a experiência salvífica de Deus transcende ao homem e se revela como mistério, não haverá uma expressão que a esgote e seja absolutamente adequada. Contudo, a partir de certo horizonte sócio-cultural mediatizada por perguntas que se fazem no contexto e das categorias explicativas disponíveis na ocasião, é possível “balbuciar o mistério salvífico”. Tal foi a tentativa dos Concílios universias da igreja em formular para sua época uma expressão inteligível dos mistérios da fé, como também se propõe (ou deveria se propor) a apologética moderna.

No atual debate do diálogo inter-religioso a pessoa de Jesus Cristo torna-se mais uma fez o foco. Historicamente, o cristianismo tem afirmado a exclusividade e a singularidade da salvação mediatizada e realizada por Jesus. E muito embora se reconheça uma ação da Trindade Econômica para além das fronteiras cristãs, os cristãos não admitem de maneira semelhante mediadores salvíficos na mesmíssima categoria de Jesus Cristo noutras religiões. Essa posição da fé cristã tem sido atenuada e posta em dúvida na modernidade para possibilitar o diálogo inter-religioso. Teólogos como R. Panikkar, M. Amadoss, R.Haight, P. Knitter e J. Hick entendem essa exclusividade como uma forma de superioridade e intransigência do cristianismo que impede o diálogo com outras religiões. Esses teólogos reinterpretam o caráter “único” de Jesus Cristo e o caráter “universal” de sua salvação, como um “símbolo cristão de toda realidade” (Panikkar), “ação universal do Logos não localizado num só ponto” (Amadoss), “presença de outros salvadores além de Jesus Cristo” (Haight/ Knitter), ou “capacidade de outros seres humanos poderem manifestar e mediatizar como Jesus o amor Deus” (Hick).

Todos esses teólogos reduzem e atenuam a revelação de Deus em Jesus Cristo e a singularidade da salvação por Ele mediatizada e efetuada. Todavia, suas teorias podem ser refutadas. A pretensão desses teóricos é simpática, mas não suficiente. Vejamos:

Primeiro, pela natureza pecaminosa dos supostos mediadores que por sua labilidade, pecaminosidade, egoísmo, interesse próprio e cobiça “turvam, deformam e falsificam a ação de Deus”.

Segundo, embora o Espírito de Deus tenha agido fora dos limítrofes do cristianismo ninguém ou nenhum suposto mediador, líder ou sábio (Yajnavalkya no hinduísmo; Mahavira no jainismo; Siddartha Gautama no budismo; Lao-tsé no taoísmo, etc.) recebeu-O ou acolheu-O totalmente e de um modo único como Jesus Cristo.

Terceiro, ao se verificar afundo essas religiões acima percebe-se como sua economia salvífica distingue-se da cristã, enfatizando obras e auto-conhecimento (karma marga e jnana marga no hinduísmo, por exemplo), purificação por meditação e ascetismo (jainismo), a negação de um divindade e o reconhecimento do próprio líder como divino (jainismo cujo líder Mahavira, o vigésimo-quarto tirthankara, negava a ideia de um ser suprema mas foi deificado por seus seguidores), entre outras questões cuja natureza e objeto não apenas distingue-se da salvação cristã em Cristo como também se opõe a revelação de Deus em Cristo.

Quarto, aceitar novos mediadores na mesma categoria de Jesus Cristo é negar o núcleo da fé cristã. Jesus não é apenas mais alguém na história que revela alguma coisa de Deus na imperfeição própria da condição humana. Ele é o único Salvador, não somente mediação manifestativa ou normativa, mas constitutiva da salvação. Ele é o Filho de Deus e por isso mediador único e universal da salvação e do próprio Deus. Jesus é uma pessoa concreta da revelação única e exclusiva de Deus e não uma expressão contextualizada dessa revelação.

Quinto, a ação do Espírito Santo como testemunhado pelas Escrituras não se acha da mesma forma ou equivalentes noutras religiões. Ele se manifesta fora do corpo visível da Igreja, mas não atua nos adeptos dessas religiões como ministra aos fiéis em Cristo, transformando-os em “outros Cristos”, “filhos no Filho”, assumindo a natureza concreta de Jesus.

Deste modo não há qualquer soberba, intransigência ou superioridade ao se afirmar que Jesus Cristo é o único realizador da salvação. Se é verdade que esta expressão da fé cristã tenha sido usada arrogantemente na história, como forma de dominação e eliminação de outras religiões, igualmente é verdadeiro que esse não foi o procedimento de Jesus Cristo. Ele esteve sempre próximo dos marginalizados, dos excluídos, dos pobres. Ele não discriminava ninguém por sua etnia, classe social, riqueza e privilégios. Jesus sempre revelou o amor incondicional de Deus pelo ser humano. Como, portanto, pode ser arrogante afirmar a salvação exclusivamente naquele que a todos amou indistintamente? Que prepotência pode haver naquele cuja natureza, missão e serviço são declarados positivamente em Filipenses 2? Assim como devemos separar a pedra do diamante, o ouro de sua impureza, devemos distinguir Jesus Cristo das expressões históricas do cristianismo.

Esdras Costa Bentho

Mestre em Teologia, PUC,RJ


19 comentários:

Anônimo disse...

Isso pra mim é NEPOTISMO...

Anônimo disse...

realmente isso é uma vergonha, é claro que o pastor samuel não queria sair,mais o que predomina é a vontade do pastor ailton, quem não concorda é jogado no esquecimento , ou seja é mandado para longe, ou concorda ou estar fora ,não pode ter nemhuma divergência, os nossos cultos estão vazios sem a graça sem a unção muito diferente da igreja primitiva, não existe mais chamada o que existe é a bajulação , homens mais preocupados com seus cargos do que com as almas e com os trabalhos da igreja, é claro que o pastor samuel saiu contra a sua vontade , o pastor candido de freitas também saiu da diretoria e foi mandado para longe porque ? não temos nada contra o pastor ailton junior mais há homens mais preparados, o caso do pastor simas Dias que foi arrancado do cabo porque despertou ciumes, eu fico pensando onde vamos parar desse jeito, qualquer divergência é motivo de retaliação como o afastamento da escala onde a tentativa é de acabar com uma vida que foi construida com oração e temor a palavra de Deus , o pastor ailton é um homem de Deus sem duvida mais muitas coisas estão sendo conduzidas de forma errada,estão adorando o pastor ew não Deus que é digno de adoração,existe caso que um auxiliar de trabalho foi duramente corrigido porque na oração esqueceu de falar o nome do pastor ailtom, isso é demais, não se expantem se o pastor samuel publicar uma nota dizendo que opnou em sair da vice presidência ,pois pode ser uma ordem para diminir as criticas, como pode uma diretoria ser escolhida pela presidência da igreja , diretoria que não tem nemhuma autonomia, se tivesse não teria aceitado a saida do pastor samuel, onde estar os batismos , onde estar as curas , onde estar os cultos avivados, todo aquele que pensa é rebelde e murmurador,é incrivel, a igreja precisa de pastores cheios do espirito santo
e não de bajuladores hipocritas sem amor e sem unção.

Unknown disse...




Faz tempo que eu ouço que o partor Ailton faz manobras para colocar o filho como vice dele, e consequentemente como herdeiro, substituto.

Eu sempre procuro me posicionar entre dois extremos. O primeiro é não ter um espírito de rebelião, indo contra as lideranças. E o segundo é não seguir o lider para qualquer direção que ele for. Tenho o direito de discordar daquilo que vejo como errado. Sou uma pessoa de mente crítica.

Qualquer pessoa em são juízo vê claramente que o pastor Ailton Junior só vai ocupar essa posição por ser filho do presidente. Fora isso, talvez nem pastor ele fosse. E o nepotismo corre solto nas igrejas. Qualquer filho de pastor que tenha um mínimo de desenvoltura já é consagrado na frente de muitos outros.

Causa-me um desconforto muito grande permanecer dentro das assembléias de Deus quando vejo notícias como essa.

Para onde irei agora? Não sei.

Muitos dirão: "Irmão, olhe para Jesus. Para onde você for, vai encontrar atitudes como essa". Mas para mim é difícil ficar em um lugar onde olho para a liderança e os vejo como espertos que colocam os seus interesses pessoais acima dos interesses do reino de Deus.

Anônimo disse...

filho de pastor é pastorzinho, pena que colocaram um menino na presidencia,,,,

Anônimo disse...

saudade do pr ze leoncio

Anônimo disse...

É uma pena que a direção da Igreja Assembléia de Deus vem agindo igualmente a qualquer outra, visando apenas os dízimos e ofertas dos pobres e oprimidos e cada vez mais os "Ailtons" ficam mais RICOS!

João Batista disse...

Infelizmente a cada dia nos decepcionamos mais, porue é realmente uma prova nítida e explicita da cegueira espiritual de nossa liderança que a cada momento se mostram longe da antiga comunhão. Sei que não são todos mas... Primeiro vem aquele Pr André com sua capciosa "pregação" na primeira vez em q o pulpito da igreja do Senhor foi cedido para o governador, qdo muitos ministros morreram e não tiveram se quer uma oportunidade de subir naquele púlpito. Depois aquele tal de Pr José Lopes tentando enganar os emocionados e sofridos no ultimo congresso de mulheres, mas parecia o Silvio Santos naquele pulpito, sem falar q p nossa infelicidade o Governador se saiu bem melhor que ele com sua exegesse particular. Agora essa mais nova bomba caseira que sendo fabricada no fundo do quintal deixou a igreja, pelo menos parte dela muito triste , porque se há uma coisa q aprendemos ao longo dos anos inclusive com o nosso Pr. Ailton é que Deus chama, unge e a comunidade de fé reconhece, mas me parece que , não a pessoa pq muitos não o conhecem de perto , mas o chamado para uma secretaria, vice-presidencia e consequentemente a presidencia infelizmente não dá pra conceber a idéia. Quem costuma congregar sabe que a cada dia nossa denominação vem crescendo em número de membros, templos e de religiosos. é só ter um pouco de visão espiritual e saber dosar a adminstrativa e freiar a finanaceira. Bem é lamentável mas é uma prova gritante de nepotiso. E, espero esta com o senso e visão e as lentes vencidas e embarçadas, mas o Pr. Ailton Junior na diretoria da igreja, me dá calafrios. Me lembra a proteção de Davi com seu filho ( Ainda bem que pelo menos no que tange a pecados não confessado cremos que o Pr está limpo), mas ou estamos cegos como igreja ou há uma proteção que não cabe na obra de Deus , e isso vai ser cobrado porque Jesus é o dono da igreja.

Anônimo disse...

fiquei muito triste com isso pois o pr ailton junior é muito inexperiente para assumir o cargo de vice presidente ,o que acho incrível é que nas igrejas circunvizinhanças não se pode colocar ninguém da família para trabalhar junto em uma direção e agora estamos vendo pai e filho meu Deus tudo mudou só quem não muda é jesus cristo

Anônimo disse...

É irmão a coisa tá feia mesmo, ontem na central a festa do culto infantil mais parecia uma coisa estranha. Salva a inocência e adoração das crianças voltadas para o Senhor ( o que dispensa comentários). Mas, aquela imagem desconfortante e crescente do Presidente, vice-presidente( o filho) e a primeira segunda dama, ou virse e versa; é realmente a prova do que andam afirmando por ai. O NEPOTISMO é mesmo realidade na assembleia de Deus. Pastor ainda há tempo para refletir e ORAR com humildade esperando e atentando para a direção de Deus, porque o que temos visto é algo meramente administrativo, e uma "herança que passa de pai para UM FILHO, porque o outro tem gente que nem mesmo sabe da existência dele. Infelizmente essa "INDICAÇÃO" DO Pr. Junior para vice-presidência tem nos entristecido muito mais do que para a secretaria o que já foi uma pena. Quero aqui apelar em nome de Jesus que a liderança da igreja reveja algumas questões como: quanto vale uma ovelha? um membro da assembleia de Deus em PE tem algum valor, ao não ser o de contribuir em todas as esferas? Temos entendido que a lei da mordaça é uma realidade em nosso meio, porque se alguém pelo menos expõe sua opinião pode não só ser taxado como rebelde como ser ignorado como ovelha nesse rebanho. Mas a boca de Deus não há quem cale; e Venho aqui alertar todos nós a atentarmos com mais diligencia para a Palavra de Deus, amando-o acima da posição do dinheiro e da sede de dominar e amarmos ao próximo. A coisa é tão séria que escutei de um evangelista em uma reunião de uma determinada área, se o meu Pr presidente for ao abismo eu vou com ele tbm. A lei da mordaça tem provocada a PASTORLATRIA. Mas entendo que os ungidos do Senhor merecem o devido respeito a submissão em Deus e o amor, mas ser cegamente temido não convém ao povo de Deus. Isso aqui é mais um pedido de socorro de uma multidão de ovelhas que vêem o mundo secular, competitivo e ditador dentro da denominação e com respeito e temor pede a liderança que olhem atentem mais para a Palavra, pq estamos correndo um grande risco. Sei que trata-se de homens sérios, chamados e ungidos por Deus e isso é a prova de que a cada dia devem ser menos independente de Deus. ACORDA!!!!!!!!! A igreja tem um dono e tudo o que se faz deve parecer bem AO ESPIÍRITO SANTO, antes de satisfazer os interesses pessoais...

Anônimo disse...

após mais de trinta anos nesta "igreja" digo tô fora. chau, o ultimo apague a luz.

Anônimo disse...

E uma grande vergonha uma coisa dessas agora menbro que e chamado para ser mas um da listinha não pode por que tem nome no SPC, mas quem já esta la no ministerio com o nome sujo serve seia e faz tudo e ainda temos que aguenta uma vergonha dessa ae na cara dura o pastor faz o que quer e acabou.

TITO cap 1 V 5 ao 10
deixa eu pagando o preço ganhando almas para o reino de Deus nos pontos de pregação quando vejo uma alma se arependendo isso me faz esqueçer ate quem e o presidente da assenbleia a minha igrija quanto mas o vice, meu Pastor Samuel estou muito triste e sinto sua falta.

Edilasio disse...

E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.

Anônimo disse...

Ou a diretoria da igreja passa a ser eleita por votação pelos pastores, ou
o que vai acontecer é uma grande divisão, como pode uma diretoria que não tem autonomia para nada, quem escolhe a diretoria é o pastor presidente, é claro que essa diretoria vai ser a favor de todas as decisões que o pastor tomar,por isso trocaram o vice presidente pastor samuel por um pastor inesperiente " foi missionário onde ? quais as experiências?" precisamos de pastores na vice presidência como candido de freitas, pastor simas dias ,o próprio pastor samuel,e tantos outro que temos " Diretoria da igreja tem que ser selecionada pelos pastores e não pelo pastor Ailton isoladamente"

Anônimo disse...

Ei! Se estribaram mesmo em seus "conhecimentos", e negligenciaram no relacionamento com Deus, primeiro temos muitos homens na igreja capacitados, dotados para representarem a igreja em Brasilia; ai tiram os Pastores e dirigentes de circulo de oração da frente do rebanho. Entendo nada, nada mesmo. Deus unge e depois desunge é? Depois pra substituir Pr. Albérico Inácio na secretaria entra Pr. Ailton Junior. Sinceramente e para piorar mais ainda a falta de direcionamento e submissão ao Espírito Santo o Pr. Samuel Oliveira é arremessado pra Caruaru e quem fica no lugar, o filho protegido. Só falta agora colocar o Pr. Severino do Ramos como tesoureiro ou assistente de Ailton Junior... Aonde vamos parar gente!Se pelo menos podéssemos saber da verdade e como funciona essa "DIRETORIA", ou infelizmente continuaremos nessa dúvida: estamos pecando por ignorância( falta de informação) ou tudo é tão claro que ofusca.

Kelly disse...

Meu Deus!? Que comentários terrivéis são esses,eu particulamente fiquei triste com a saida do Pastor samuel da vice- presidencia, mas a igreja do Senhor é direcionada por Deus, outra 0o Pastor Ailton Junior já provou que está preparado por Deus, minha gente Deus com certeza não está se agradando dos tais comentarios sobre o PASTOR AILTON, SOBRE A IGREJA DO SENHOR jesus,sabe O QUE DEVEMOS FAZER, ORAR, para que Deus use de sua misericórdia para com os servos do Senhor, o Pastor Ailton Jose Alves é um homem de DEUS,e Pastor Samuel foi quem indicou o pastor Ailton Junior,oremos pelos servos do Senhor para que Deus contnue concedendo de sua infinita graça...Deus abençõe a igreja.

Kelly disse...

Minha gente, meus irmãos, vamos orar que é bem melhor do que fica falando o que não deve, a palavra de DEUS é fiel, Deus pede conta do que passou.
Que Deus tenha misericórdia de vocês,
parabéns Pastor Ailton Junior,que Deus continue na direção de sua vida.

Anônimo disse...

Comparo essa situacao a um partido politico, nao tem diferenca nenhuma, so entereces pessoais.

Anônimo disse...

issso é uma falta de respeito ao Esprito santo de Deus.. claro que o que Deus queria n vida do pastor Samuel mais concerteza essa não era a vontade de Deus e sim do homem o pode esta dominando a igreja assebléia do campo de recife que antes era conhecida como uma igreja dotrinada O espirito santo de Deus já não ta tendo espaço para trabalha no meio do seu povo. mais não esquecemos que tem ainda homems de Deus com visão do reino do céu.

Anônimo disse...

É Kelly certamente a carapuça deve ter servido para vc tbm. Ninguém aqui está afrontando liderança ou desrrespeitando os ungidos, ou vc não é um ser pensante, foi programada? Com certeza não, tenho certeza q vc é um ser pensante.Prabens por sua iniciativa e coragem em parabenizar. Agora dizer q foi Deus quem fez isso ou q direcionou é uma cegueira ou ignorância, ou vc é daquelas q acha q homens não falham. Pense bem para não se decepcionar. Orar é um dever de todos, agora não é proibido falar a verdade. ACORDA!!!!!!!!!!!!!!!!!