sábado, 21 de setembro de 2013

É possível ser Honesto?

Afinal, o que é Honestidade? Podemos dizer que honestidade é a ação daquele que é justo, virtuoso, honrado, decoroso, etc. Esta geração pós-moderna enfrenta, quase sem perceber, um verdadeiro dilema dualístico. Se por um lado repudia os valores absolutos, do outro lado exige dos semelhantes, a todo o custo, a honestidade, tanto na esfera privada como na pública, esquecendo-se que, sem valores absolutos jamais haverá honestidade. Os mesmos atores sociais que no dia-a-dia agem de forma desavergonhada e desonesta, com atos que vão desde a prática da corrupção ativa denunciada em uma propina que se dá ao agente de trânsito para não ser multado, até a elaboração fraudulenta da declaração do imposto de renda, exigem que todos os demais homens sejam honestos.

-->

A palavra ética vem do grego ethos, e significa: modo de ser e caráter, comportamento. A ética está diretamente relacionada com a nossa conduta em relação ao outro, estabelecendo os princípios e valores ideais para um relacionamento virtuoso e justo. Quando analisamos a história da humanidade, percebemos que a desonestidade não é um problema apenas do homem do século XXI, mas é uma realidade desde os tempos mais remotos, mais precisamente, a partir da entrada do pecado no mundo. Conquanto tenha sido feito todo um investimento por parte dos grandes pensadores que, desde os pré-socráticos, se debruçaram sobre temas como: ética, moral, virtude, bem e verdade, não se conseguiu mais do que um amontoado de abstrações que ficaram registradas em seus escritos em torno dessas matérias. O comportamento humano continua deixando a desejar quando o assunto é honestidade.

Mas, é possível ser honesto? A resposta é sim. Ao examinarmos a Bíblia Sagrada podemos sopesar claramente que a honestidade é, não somente possível, como estimulada. Deus espera que cada filho seu possa “andar dignamente diante dEle, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra” (Cl 1:10); e essa atitude proporcionará “uma vida tranquila e sossegada, em toda a piedade e honestidade” (ITm 2:2); destarte, aqueles que vivem segundo Deus devem se esforçar para “zelar o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens” (IICor 8:21). Isso inclui nossa postura em todos os ambientes e contextos. A Bíblia aponta o caminho a ser percorrido para se viver honestamente, quando diz que “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8). Portanto, vivendo honestamente entre os homens glorificaremos a Deus pelas boas obras de justiça observadas em nós. (I Pe 2:12). Pr. Isaac Silva (oqueabibliadiz)

Nenhum comentário: